Criado em 2012, fruto do desejo comum de professores e alunos em construir uma comunidade ligada à cultura e à expressão criativa, o Grupo de Retórica continua a sua atividade no seio da NSL, focado na promoção de atividades diversas que envolvam a escrita, a representação, o improviso, o debate e a promoção da cultura geral. Temos como elo comum o desejo de trazer mais criatividade à vida de um estudante de direito, e promover a construção de laços através da arte, de forma despretensiosa e divertida.
Cada vez mais surge um foco de criar um espaço humorístico e livre que incite os estudantes a expandirem a sua veia mais criativa sem limites, servindo de refúgio para todos os pseudo-artistas que habitam esta faculdade e que desejam expandir as suas asas.
Atualmente, o núcleo ressignifica atividades que já são tradição na faculdade, designadamente o ‘Martelo’ — a pequena peça anual onde são representados docentes — aliando a continuidade do que é um grupo com mais de dez anos às referências e vontades dos atuais estudantes.