É com orgulho que a JurisTuna apresenta a sua história.
Como todas as coisas que se viram correr pelo tempo, a JurisTuna teve os seus momentos de glória, assim como momentos de menos atividade. Fundada a 26 de Março de 2012, permanece um espaço de inclusão. Um refúgio para a tradição académica e para a partilha de valores humanos. Aberta a todos os estudantes, com a missão de dar a cada um espaço de expressão próprio, integrado num colectivo fortalecido pela união.
A JurisTuna é dos estudantes e para os estudantes. Para alegrar e integrar os que chegam mas também para dar som à saudade que se forma nos que partem. Essa é a magia da Tuna e o espírito pelo qual suspiramos a cada nota.
Visita o seu site: juristuna.novalaw.unl.pt
Mariana d’almeida
Quando se entra num novo mundo, não se sabe o que por aí vem. Foi assim que entrei em Direito, sabia que a minha vocação me chamava para aqui, mas não sabia se esta era a minha casa, o meu rumo e se viria mesmo esta a ser a minha vida. Mas de repente havia uma mão aberta que esperava fechar-se na minha e acolher-me como ninguém, essa mão era composta por diversas pessoas que se uniam pela música e pela amizade que construíram, grande parte devido a ela. Sim, falo-vos da Juristuna. E saibam que a Juristuna é muito mais do que um conjunto de pessoas que gostam de música, é uma família que se cria por ela e que torna o mundo da Nova Escola da Lei muito mais leve e descomplicado. Pelo menos é assim que me sinto, livre. Na primeira música que ouvi, senti a energia que dá vida à tuna e percebi que esta seria a minha casa, primeiro por amar música e pouco mais tarde pelas pessoas. Saibam que nunca estarão sozinhos e que não precisam de ser mestres musicais, precisam apenas de entender esta magia e não é nada difícil! Em nada me envergonho desta família, pois foi nela que encontrei um espaço seguro para poder viver o meu sonho e voar. Por isso, ainda bem que a tuna me veio estragar os planos e tornar o grandioso e trabalhoso curso de direito muito mais fácil porque quando somos felizes tudo é mais fácil. E a tuna é isso é felicidade, sonho, boa energia e companheirismo. No fundo, é aquilo que a música nos pode trazer quando lhe abrimos a porta. E tenho a certeza que daqui a uns anos, olharei para trás com grande orgulho e perceberei que com a Juristuna nada terá sido em vão!
Tunante
joão maria dias
Ser JurisTuna vai muito além de fazer parte de um grupo musical. Vai muito além de ter a oportunidade de aprender música, de ganhar amizades que ficam e de viver experiências verdadeiramente enriquecedoras e indispensáveis nesta fase da nossa vida. Fazer parte da JurisTuna é receber sempre de volta tudo aquilo que lhe damos, é trabalhar por um objetivo comum, é diversão, é responsabilidade e é, acidentalmente e permanentemente, fazer parte de uma grande família que sente tudo isto como nós. Ser JurisTuna é todas estas coisas, mas tem sempre um bocadinho mais, um não-sei-quê de mágico que sentimos na nossa primeira atuação e que vamos (sem aviso prévio) sentindo ao longo do nosso percurso. Não tenho palavras para descrever os puros momentos de felicidade que tenho vivido aqui. É muito mais que a soma de todas estas partes, e eu apenas posso convidar-vos a experimentar para perceberem o que as minhas palavras vão sempre falhar em transmitir.
Tunante